logo RCN
NFORMAÇÃO GERAL

INFORMAÇÃO GERAL - Mortalidade por AVC no São José

  • SECOM PMJ - (São José é o primeiro hospital público brasileiro a receber certificação internacional para atendimento de AVC)

Casos de AVC
Números comprovam a evolução no tratamento de casos de AVC - Acidente Vascular Cerebral - pelo Hospital Municipal São José. Desde que foi iniciado pela Prefeitura de Joinville, na década de 1990, o Joinvasc - programa público de tratamento de AVC de Joinville - conquistou importantes resultados com a prevenção e tratamento da doença e conseguiu reduzir 37% a incidência de casos.
Atualmente o Hospital São José atende a mais de 80% dos pacientes que sofrem acidente vascular cerebral, em Joinville. De acordo com números do Joinvasc, na década de 1990, de cem pacientes que sofriam um AVC, 26% vinham a óbito após um mês do evento. Em 2005, esse número caiu para 21%; em 2010, para 15,5% e, atualmente, o índice de mortalidade por AVC é de 11,1%.


Segurança
Os vereadores da Comissão de Proteção Civil e Segurança Pública ouviram moradores do bairro Aventureiro em audiência pública na noite de segunda-feira (20). Preocupados com roubos e furtos, principalmente a comércios, comerciantes estão fazendo rondas até de madrugada por conta própria. As polícias militar e civil, no entanto, disseram que os índices de violência estão em queda no Aventureiro, mas mantiveram os números sob sigilo.


O lobo do Bucarein
O advogado, engenheiro agrônomo e escritor Onévio Antonio Zabot, membro da AJL - Academia Joinvilense de Letras - acaba de brindar os leitores com novo sucesso literário. A obra tem a coordenação editorial de Andreia Evaristo; capa de Micheline Móes; revisão de Andreia Evaristo e Remi A. Schoenberger;diagramação de Luísa Aranha.
Em suas 206 páginas e mais de 70 contos e causos Zabot revive o bairro Bucarein da época das madeireiras, bares e a emblemática figura de um professor que dá título ao livro. Fadado a repetir o sucesso de outras obras do autor, O lobo do Bucarein já está à venda nas livrarias.

Ação leonística
O Lions entrega na quinta-feira (30), um craniótomo, equipamento médico hospitalar ao Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, com a presença do governador do Distrito L -5, o advogado Aparecido Martins. A campanha  para a arrecadação de recursos financeiros (em torno de R$ 300 mil) foi coordenada por Francisco Garcia, atual Coordenador GST - Grupo de Serviços do Distrito e envolveu os seguintes clubes: Araguari, Barra Velha, Joinville Iririú, Joinville Cidade, São Francisco do Sul e São João do Itaperiú, Fundação Lions Internacional e o próprio hospital.
De acordo com o diretor técnico do Hospital Infantil, Dr. Rafael Oku Fernandes:"O Craniótomo se faz necessário em procedimentos cirúrgicospara a r ealização de craniotomias, procedimentos que requerem a abertura do crânio. Para a Direção do Hospital Infantil, ser contemplado com este equipamento beneficia crianças e adolescentes que são atendidos na unidade, sendo extremamente importante para trazer maior segurança nas cirurgias e reduzir o tempo de recuperação".


Falecimentos
No último fim de semana Joinville perdeu o empresário e ambientalista Hary Heins Lindner, e Santa Catarina se despediu de Jaison Tupy Barreto, ex-deputado federal e ex-senador da República.
Hary Heins Lindner, fundador da empresa Tacolindner, faleceu na manhã de sábado (25), no Hospital Unimed onde estava internado para o tratamento de uma pneumonia. Natural de Rio Negrinho, ele chegou em Joinville com 14 anos, foi aprendiz, oficial marceneiro, empresário do ramo de beneficiamento de madeira e ambientalista. O empresário tinha 94 anos.
Jaison Tupy Barreto faleceu aos 88 anos, na manhã de domingo (26), em Balneário Camboriú. Nascido em Laguna, em 16 de agosto de 1933, Jaison Tupy Barreto era médico oftalmologista de formação e teve destacada participação no meio político, no qual entrou em 1970 com a eleição para deputado federal, pelo MDB.

Em 1974 foi reeleito, tendo sido o deputadofe deral mais votado em Santa Catarina. Em 1978 foi indicado pelos movimentos de oposição ao regime militar para concorrer a uma vaga ao Senado, para o qual foi eleito e exerceu o mandato.

Ary Silveira de Souza Jornalista, radialista e escritor - Editor do portal de notícias JI Online




Câmara Mirim tem nova vereadora Anterior

Câmara Mirim tem nova vereadora

Covid-19: Brasil registra 210 óbitos em 24 horas Próximo

Covid-19: Brasil registra 210 óbitos em 24 horas

Deixe seu comentário